Osteoartrose no punho

Esse problema não é muito comum na degeneração primária, ou seja, sem um motivo específico. É mais comum nos casos secundários a acidentes, traumas, luxações e fraturas, principalmente do rádio distal, da ulna e das lesões dos ossos do carpo, como escafoide e semilunar.

A definição de artrose é o desgaste articular primário (degenerativo) ou secundário (decorrente de algum acidente).

Existem várias causas de artrite dessa articulação, queincluem: sequela de fratura intra-articular, consolidaçãoviciosa após fratura distal do rádio, ruptura dos ligamentos interósseos, necrose avascular, doenças inflamatórias edoenças congênitas.

Sintomas e diagnóstico da artrose no punho

Os sintomas mais típicos para quem tem artrose no punho é sentir uma limitação de movimento e dor articular no punho. Muitas vezes, é possível perceber algumas deformidades, como inchaço, articulação mais grossa e alteração no alinhamento.

O diagnóstico consiste em raio-x e tomografia computadorizada. Caso haja suspeita de lesão ligamentar ou algum dano articular mais grave, a ressonância magnética pode ser indicada.

Como tratar artrose no punho

Para tratar a artrose no punho, é preciso considerar a patologia de base para encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado.

Se for uma lesão mais suave sem risco de progressão, é possível indicar reabilitação, infiltração ou algo mais simples, dependendo do caso.

O tratamento inicial é clínico, feito por meio de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, imobilização e reabilitação. Os medicamentos protetores de cartilagem podem retardar o processo de desgaste e diminuir a dor. A injeção intra-articular de substâncias viscosas também pode ajudar a amenizar os sintomas.

Quando há uma doença-base, como a artrite reumatoide, é importante que o controle dela seja feito por medicamentos específicos.

Em casos avançados opta-se pelo tratamento cirúrgico, cujo método depende da articulação envolvida e do grau de artrose.

A artrodese total do punho se tornou um procedimento padrãopara as artrites degenerativas do punho. Tradicionalmente, a artrodese do punho é o tratamento para as artrites dopunho que não respondem ao tratamento com medicamentos anti-inflamatórios, imobilizadores e injeções com corticosteroides, apesar de diminuir substancialmente a função dessaarticulação.

Placa DCP de pequenos fragmentos modelada com ângulo médio de 10º em extensão.

Inúmeras técnicas foram usadas para a feitura da artrodese do punho, como o uso de fios de Kirschner cruzados, pinos intramedulares e placas e parafusos associados ou nãoao emprego de enxerto ósseo. A fixação interna rígida comos diferentes tipos de placas, além de reduzir a dor e permitir o retorno ao trabalho, tornou a osteossíntese fácil esegura. Com o uso da placa dorsal, foram encontrados resultados entre 93 e 100% de consolidação e baixos índices de complicações.

Última modificação porMarcio R4
Quanto você gostou deste artigo?0000