Doença de De Quervain

Definição

tenossinovite estenosante dos tendões abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar no primeiro compartimento extensor

Epidemiologia

– mulheres 10 x mais que homens. (Sobretudo gestante e puérperas)
– 30 a 50 anos

Patologia

– excesso uso lar ou trabalho
artrite reumatóide (AR)
– traumas recorrentes
– doença do colágeno subclínica
– variações anatômicas: 20% a 58% do 1º compartimento, tendões aberrantes ou duplicados, geralmente Abdutor longo polegar

Quadro clínico

– dor espontânea ou à palpação do estilóide do rádio, gradual ou precipitada por trauma. Principalmente ao passar ferro e servir o leite.
– algumas vezes é palpável a bainha fibrosa espessada.
– Teste de Filkenstein: não é diagnóstico devendo ser correlacionado com radiografia -RX- e exame clínico, apesar de ser o mais patognomônico sinal objetivo

Radiografia

– excluir outras doenças

– Clínico, mas em casos cirúrgicos é conveniente realizar ultrassonografia (US)

Diagnóstico diferencial

rizartrose
– fx escafóide
– artroses carpais

Conservador é o de escolha
– tala e anti-inflamatórios não hormonais (AINES) associado com fisioterapia por 15 dias
– tala e injeção de esteróides com anestésico: é mais bem sucedida nas primeiras 6 semanas; sucesso de 74% com 1 injeção e 83% após segunda injeção
– pode ocorrer aumento temporário da dor nas 24 horas (passou anestesia) após injeção e pode demorar 3-7 dias para o esteróide fazer efeito (1º imobiliza e prescreve AINES / 2º infiltrações)

Cirúrgico: quando a dor é persistente apesar do tratamento conservador; incisão transversa-oblíqua de dorsal para palmar; abre o primeiro compartimento extensor do lado dorso-ulnar; procurar variações anatômicas
– Pós-Operatório: curativo compressivo associado com movimento do polegar incentivado, conforme tolerado

Sintomas no pós-operatório podem ser:
– secção do ramo sensitivo do nervo radial e formação de neuroma.
– subluxação palmar do tendão: tratamento é com tira contensora do braquiorradial
– não encontrar e não abrir o túnel acessório
– hipertrofia da cicatriz

> Arquivos de Apresentações em ppt