pioneiro da lavagem das mãos

Pioneiro dos procedimentos antissépticos

Ignaz Semmelweis descobriu que a incidência de infecção pós-parto (também conhecida como febre de parto) poderia ser drasticamente reduzida pelo uso da desinfecção das mãos em clínicas obstétricas.

pioneiro da lavagem das mãos

Teoria do envenenamento cadavérico

Duas clínicas de maternidade ficavam no hospital vienense. A Primeira Clínica teve uma taxa de mortalidade materna média de cerca de 10% devido à febre puerperal. A taxa da Segunda Clínica foi consideravelmente menor, com média inferior a 4%. Este fato era conhecido fora do hospital. As duas clínicas admitiam pacientes em dias alternados, mas as mulheres pediam para serem admitidas na Segunda Clínica, devido à má reputação da Primeira Clínica. Semmelweis descreveu mulheres desesperadas implorando de joelhos para não ficarem na Primeira Clínica. Algumas mulheres até preferiram dar à luz nas ruas, fingindo ter dado um parto súbito a caminho do hospital (uma prática conhecida como nascimentos de rua), o que significava que ainda se qualificariam para os benefícios do cuidado infantil mesmo sem a admissão na clínica. Semmelweis ficou intrigado com o fato de a febre puerperal ser rara entre as mulheres que davam à luz nas ruas.

Ele excluiu a “superlotação” como causa, já que a Segunda Clínica estava sempre mais cheia e, no entanto, a mortalidade era menor. Ele eliminou o clima como causa, porque o clima era o mesmo. O avanço ocorreu em 1847, após a morte de seu bom amigo Jakob Kolletschka, que foi acidentalmente cutucado com o bisturi de um aluno enquanto realizava um exame post mortem. A autópsia de Kolletschka mostrou uma patologia semelhante à das mulheres que estavam morrendo de febre puerperal. Semmelweis propôs imediatamente uma conexão entre contaminação cadavérica e febre puerperal.

Ele concluiu que ele e os estudantes de medicina carregavam “partículas cadavéricas” nas mãos da sala de autópsia para as pacientes examinadas na Primeira Clínica Obstétrica. Isso explicava o fato das parteiras estudantes da Segunda Clínica, que não estavam envolvidas em autópsias e não tinham contato com cadáveres, terem uma taxa de mortalidade muito menor.

A teoria microbiana das doenças ainda não havia sido aceita em Viena. Assim, Semmelweis concluiu que um “material cadavérico” desconhecido causava febre no parto. Ele instituiu uma política de uso da solução de hipoclorito de cálcio para lavar as mãos entre o trabalho de autópsia e o exame dos pacientes. Ele fez isso porque descobriu que essa solução clorada funcionava melhor para remover o cheiro podre do tecido infectado da autópsia e, portanto, talvez destruísse o agente causal “venenoso” ou contaminante “cadavérico” hipoteticamente transmitido por esse material.

O resultado foi que a taxa de mortalidade na Primeira Clínica caiu 90% e foi comparável à da Segunda Clínica. A taxa de mortalidade em abril de 1847 foi de 18,3%. Após a instituição da lavagem das mãos em meados de maio, as taxas em junho foram de 2,2%, 1,2% em julho, 1,9% em agosto e, pela primeira vez desde a introdução da orientação anatômica, a taxa de mortalidade foi zero em dois meses no ano seguinte a essa descoberta.

Apesar da descoberta, morreu num manicômio

A despeito de várias publicações de resultados onde lavar as mãos reduziu a mortalidade para menos de 1%, as observações de Semmelweis entraram em conflito com as opiniões científicas e médicas estabelecidas da época e suas idéias foram rejeitadas pela comunidade médica. Semmelweis não forneceu nenhuma explicação científica aceitável para suas descobertas, e alguns médicos ficaram ofendidos com a sugestão de que deveriam lavar as mãos. A prática de Semmelweis ganhou ampla aceitação apenas anos após sua morte, quando Louis Pasteur confirmou a teoria microbiana das doenças.

Em 1865 Semmelweis foi internado em um manicômio, onde morreu aos 47 anos de idade, após ter sido espancado pelos guardas, apenas 14 dias depois de ter sido internado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close