Componentes da prótese total de quadril

Os componentes da prótese total de quadril são as seguintes partes: “cup” ou componente acetabular, componente femoral, cabeça femoral e o “liner” ou “insert” acetabular que pode ser de polietileno, metálico ou de cerâmica.

As superfícies de rolamento podem ser: metal-polietileno crosslinked, cerâmica-polietileno crosslinked, cerâmica-cerâmica e metal-metal. Cada um desses pares tem seus prós e contras, mas normalmente é utilizado cerâmica em pacientes mais jovens e metal em pacientes mais idosos.

Prótese – ou artroplastia – de quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético. O termo artroplastia é o mais correto, pois refere-se ao procedimento cirúrgico em si; à substituição da articulação.

Componentes da prótese total de quadril interface

Artroplastia total do Quadril cimentada

Consiste na técnica onde tanto os componentes acetabular, quanto o femoral, são cimentados. Normalmente essa técnica fica reservada para pacientes com qualidade óssea ruim, tanto femoral, quanto acetabular, quando não indicamos componentes não cimentados.

Artroplastia total do Quadril híbrida

Consiste na técnica em que um dos componentes é cimentado, normalmente o componente femoral. Reservamos essa técnica para pacientes que apresentam qualidade óssea ruim no fêmur, definido como um fêmur cilíndrico, o que pode ser avaliado através de índices específicos.

Artroplastia total do Quadril não-cimentada

Consiste na técnica onde os dois componentes principais, isto é, fêmur e acetábulo não recebem cimento na sua realização. A colocação é feita por impacção ou ¨press fit¨ e estes implantes são revestidos de superfícies osteoindutoras, como a hidroxiapatita, por exemplo. Tanto o componente femoral, quanto acetabular, são preparados através de raspas e, quando conseguimos a ¨pega¨ da raspa, fica assim selecionado o número do implante a ser utilizado. O componente acetabular pode receber ou não parafusos adicionais visando aumentar a estabilidade primária.

Componentes da prótese total de quadril

É importante deixar claro que a idade não define os tipos de implantes ou componentes da prótese total de quadril que serão utilizados, mas sim as características clínicas e radiográficas dos pacientes.

Referências

Deixe um comentário