Aplicativos para a ortopedia

Fora espionar nossos hábitos, os celulares integram cada vez mais a tecnologia no nosso dia-a-dia, inclusive na ortopedia. Algumas dicas de aplicativos que podem ser utilizados pelos ortopedistas e fisioterapeutas.

iOrtho

O app foi desenvolvido especialmente para os profissionais de reabilitação, bem como educadores, médicos e estudantes de ortopedia. A ferramenta apresenta testes especiais e técnicas manuais desenvolvidas a partir de conhecimentos avançados. Um dos exemplos é o Teste de Thompson.

O conteúdo oferecido vem em imagens ilustrativas e em vídeos com descrições concisas para estudo ou prática. Ele tem uma sessão exclusiva sobre a mobilização da mobilização da articulação do joelho que é rica em informações e recomendações. Android e IOS.

Goniômetro Pro

Esta aplicativo tenta substituir o goniómetro de plástico que costumamos levar no bolso. É digital e já foi testado com sucesso, quer por ortopedistas, quer por fisioterapeutas.

Utilizo este goniômetro para medir a amplitude do movimento articular (ADM) nos meus pacientes, assim como ângulos nas radiografias, porém, não é muito prático no último item. É uma boa ferramenta.

Ortho Traumapedia

Originalmente desenvolvido por cirurgiões ortopédicos para cirurgiões ortopédicos. Acede ao mais importante no tratamento do trauma esquelético em adultos.

Tem compiladas as condutas mais atualizadas, além de prover a classificação das mesmas. Tem imagens que ajudam a identificar o padrão da fratura e os achados radiográficos mais relevantes.

Multiplier

Calcular a futura discrepância no cumprimento dos membros inferiores, é algo frequente na ortopedia pediátrica.

O método  de Paley D é o mais utilizado atualmente. Ele consta de uma serie de fórmulas para fazer o cálculo com base na idade, no sexo e no comprimento dos membros da criança com distúrbio.

Este aplicativo reduz o tempo necessário para fazer os cálculos e ainda diminui os erros.

Meus pacientes

Gostei desta app porque não complica. É história clínica, com os dados básicos, sem muito truque.

Quem faz consultas em diferentes lugares, consegue ter o registo dos pacientes ou mesmo para revisar em casa.

Observação: Por segurança prefiro não colocar a foto do paciente, nem seu nome completo, utilizo só as inicias.

CORE – Exame Clínico Ortopédico

Esse aplicativo é especializado no diagnóstico de problemas ortopédicos e musculoesqueléticos. A ferramenta oferece um banco de dados com cerca de 250 testes clínicos e descrições sobre como realizá-los no consultório.

Além de imagens ilustrativas, o profissional também pode acompanhar vídeos especiais. Há inúmeras referências médicas para pautar diagnósticos mais precisos.

Android e IOS

Deixe um comentário