materiais cirurgicos

Animação suspensa pode “ressuscitar os mortos”

A técnica, chamada oficialmente de preservação e ressuscitação de emergência (EPR), já está a ser testada. Assim, este estado de morte temporária é aplicado a pessoas com trauma agudo. Por exemplo, quando chegam ao hospital com ferimentos de bala ou outros danos graves que levaram a uma paragem cardíaca.

Cenário de aplicação: O coração parou de bater e a pessoa terá perdido mais de metade do seu sangue. Há apenas alguns minutos para operar, com menos de 5% de hipótese de sobrevivência.

A EPR envolve o resfriamento rápido da pessoa para cerca de 10 a 15 °C. Posteriormente, todo o seu sangue é substituído por soro fisiológico gelado. Como resultado, a atividade cerebral do paciente para quase completamente. São então desligados do sistema de arrefecimento e o corpo – que de outra forma seria classificado como morto – é transferido para a sala de operações.

Uma equipa cirúrgica tem então 2 horas para reparar os ferimentos da pessoa antes de esta ser aquecida e o seu coração reiniciado.

materiais cirurgicos

Resfriar o corpo até este quase parar de viver e enganar a morte

A uma temperatura corporal normal – cerca de 37 °C – as nossas células precisam de um fornecimento constante de oxigênio para produzir energia. Quando o nosso coração para de bater, o sangue já não transporta oxigênio até às células. Sem oxigênio, o nosso cérebro só pode sobreviver durante 5 minutos antes que ocorram danos irreversíveis. No entanto, baixar a temperatura do corpo e do cérebro abranda todas as reações químicas nas nossas células, que necessitam de menos oxigênio como consequência.

O resfriamento proporciona aos cirurgiões mais tempo para fazer o seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close