ligamentos interespinhosos

Edema no ligamento interespinhoso

Os ligamentos interespinhosos são “tiras finas” que ligam os ossos (processos espinhosos). Esses ligamentos são estreitos e alongados na coluna torácica. Já na coluna lombar apresentam-se mais largos e espessos. Eles possuem uma rica inervação de ramos mediais e dorsais, o que gera o estímulo doloroso.

A principal função dos ligamentos interespinhosos é promover estabilidade à coluna vertebral através da limitação dos movimentos de flexão.

É comum processos dolorosos agudos e até mesmo crônicos em indivíduos com sobrecarga/edema desses ligamentos. Um trauma agudo intenso como acidente motociclístico pode até mesmo levar à ruptura ligamentar.

Da mesma forma, situações mais crônicas como agachamentos repetitivos com pesos, flexão/extensão repetida do tronco, pegar um peso exagerado do chão e traumas repetitivos podem determinar a sobrecarga crônica dessas estruturas.

Quando ocorre o edema local por sobrecarga, as demais estruturas que envolvem a região também podem doer (musculatura, articulações/facetas, raízes nervosas, etc).

Geralmente os indivíduos sentem um início agudo de dor na coluna que piora aos movimentos de flexão. Na maioria dos casos há dor cervical/lombar profunda à palpação da região associado a algum tipo de espasmo muscular (contratura local). Em alguns casos pode haver irradiação da dor (trapézios, glúteos, etc).

ligamentos interespinhosos

Sintomas do edema nos ligamentos interespinhosos

Comumente os indivíduos sentem um início de dor aguda na coluna, que piora com movimentos de flexão. Além disso, em grande parte dos casos, há dor cervical e/ou lombar profunda à palpação da região, que pode estar associada a um espasmo muscular, como contratura.

Diagnóstico de edema ligamentar na coluna

Exame de ressonância magnética para avaliar melhor a área dos ligamentos interespinhosos comprometida e identificar a gravidade do problema.

Tratamento para edema no ligamento interespinhoso

Em síntese, o tratamento de um edema nos ligamentos interespinhosos tem o objetivo de controlar a inflamação local que está gerando o quadro doloroso.

Medicação, RPG e fisioterapia motora para o alívio das dores. Melhora da postura nos exercícios ou cuidados com a ergonomia ao trabalhar sentado.

Exercícios específicos também podem auxiliar na redução das dores e aumentar os níveis de endorfina no organismo quando realizados de forma correta melhorando o bem-estar dos indivíduos com esse tipo de problema na coluna.

Saiba mais:

https://traumatologiaeortopedia.com.br/materia/coluna/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close