modic

Classificação de Modic

Modic é o nome dado a alterações degenerativas na coluna vertebral encontradas em achados de ressonância magnética, identificadas e classificadas em três graus distintos pelo dr. Michael Modic, no ano de 1988.

Muitas vezes, ao fazermos um exame de imagem, corremos para o laudo para tentar identificar alguma alteração. A internet, costumaz aliada na tentativa de decifrar os jargões médicos, acaba, em diversas oportunidades, confundindo a nossa leiga interpretação. Será que estou bem?

Um dos jargões muito populares em ressonância de coluna vertebral é a palavra MODIC. Na maior parte das vezes, apesar de estranha, essa palavra não quer dizer nada de extraordinário. Na verdade, a classificação de MODIC se refere a um processo degenerativo ou inflamatório na estrutura do corpo vertebral, visualizados através de uma ressonância magnética.

Tipos

De modo geral, pode-se graduar em 3 níveis tais alterações.

alt modic

· Modic 1 – Existe edema da medula óssea vertebral associada com inflamação aguda ou subaguda. Na ressonância, aparece hipointenso em T1 e hiperintenso em T2.

· Modic 2 – Representa alteração óssea crônica, com troca da medula óssea vertebral por gordura. Na ressonância, aparece hiperintenso em T1 e iso ou hiperintenso em T2.

· Modic 3 – Como o Modic 2, reflete um processo ósseo crônico, com reativação da osteoclerose, ou seja, uma substituição do osso trabeculado por osso compacto e mais pesado. Na ressonância, aparece hipointenso em T1 e em T2.

O desgaste do platô vertebral, que caracteriza a alteração Modic, se dá devido à sobrecarga sofrida por causa da degeneração do disco intervertebral, que não consegue mais proteger a estrutura óssea da vértebra contra os impactos decorrentes de nossas atividades diárias.

modic

Correlação

É importante lembrar que o Modic bem como muitos outros achados degenerativos na coluna vertebral aparecem como consequência do nosso processo natural de envelhecimento e estão relacionados à nossa propensão genética ao desgaste e relacionados aos cuidados que temos com a nossa coluna.

Saiba mais:

Discopatia ou doença degenerativa do disco intervertebral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close