sintomas nodulos de schmrol clinica salus

Nódulos de Schmorl

Nódulos de Schmorl, também chamado de hérnia de Schmorl, são pequenas herniações da cartilagem discal para o interior das vértebras nos platôs intervertebrais adjacentes. São achados bastante comuns, estimados em cerca de 10-20% dos pacientes à ressonância magnética (a radiografia tem sensibilidade um pouco menor). 

Embora não haja clareza à respeito da etiologia dos nódulos de Schmorl, estudos mostram que hereditariedade parece ser um fator importante. Fraqueza do platô do corpo vertebral associado a traumas também são hipóteses aventadas. Existe controvérsia quanto à importância clínica dos nódulos de Schmorl, uma vez que a maioria é encontrada em indivíduos assintomáticos. Estão associados com alterações degenerativas da coluna lombar, que são fatores de risco para dor lombar. No entanto, isoladamente, não se apresentam como fator de risco para dor lombar.

sintomas nodulos de schmrol clinica salus

O nódulo de Schmorl pode acontecer numa coluna saudável, não havendo nenhum sintoma presente, por isso quando uma pessoa faz um exame da coluna por apresentar dor nas costas e encontra esse nódulo, deve-se continuar procurando outras alterações que estejam provocando a dor na coluna, já que esse nódulo não causa sintomas, não é grave, nem é motivo de preocupação.

Em pacientes somente com dor, sem outra condição clínica que justifique tratamento específico, o manejo deve ser voltado para o controle da dor. Nos casos de refratariedade ao tratamento, assim como na lombalgia crônica, sugere-se encaminhamento para avaliação por especialista focal (ortopedista).

No entanto, apesar de ser bem menos comum, quando o nódulo se forma de forma repentina, como durante um acidente de trânsito, por exemplo, ele pode provocar uma pequena inflamação local, causando dor na coluna.

Então, o tratamento só é necessário quando existem sintomas presentes. Nesse caso deve-se saber o que está causando sintomas, como tensão muscular, osteoporose, osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença de Scheuermann, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close