Postura Kendall

Classificação de Kendall

Diferentes tipos e descrições das alterações posturais

Existe grande variação da nomenclatura das alterações posturais da cintura escapular e da coluna cervical. Além disso, no meio científico, existem poucos estudos de qualidade avaliando essas alterações posturais, apesar da grande importância desse tema.

Alterações posturais do alinhamento da coluna

Existem diferentes categorias de alterações posturais, cada uma com vantagens e desvantagens. A mais utilizada é a classificação de Kendall, representada na figura abaixo.

Postura Kendall

Classificação postural de Kendall:
A) Alinhamento postural ideal;
B) Postura cifótica-lordótica;
C) Postura “Flat-back”;
D) Postura em “Sway-back”

A definição de alinhamento postural proposta por Kendall é a referência utilizada internacionalmente como padrão de postura normal e a fisioterapia considera como alteração da postura qualquer assimetria entre os segmentos corporais, e a avaliação é sistematicamente feita de modo qualitativo. Porém é intrigante observar empiricamente que a simetria não é a regra e sim a exceção.

Deixemos algo claro, as escápula não são simétricas. A grande maioria das pessoas não é simétrica e aposto que mesmo os que estão perto disso têm diferenças sutis.

O fato é: Somos criaturas unilaterais.

Somos tipicamente dominantes em uma mão, com padrões de movimento relacionados a essa dominância. E isto tende a se tornar um problema no momento em que falamos de pessoas que realizam atividades repetitivas o dia inteiro. Nem falo apenas de atletas, como arremessadores de beisebol, mas pessoas que sentam o dia inteiro em frente ao computador usando o mouse com a mesma mão, essas contam também.

Saiba mais:

Arquivos Coluna – Traumatologia e Ortopedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close