ultrassonografia sistema musculoesqueletico 1

Ecografia ou ultrassom

O que é ecografia?

ecografia ou ultrassonografia ou ultrassom é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo. O termo ecografia é, muitas vezes, abreviado para ECO na linguagem médica corrente.

Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo são utilizados diferentes sondas, que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.

ultrassonografia sistema musculoesqueletico 1

Exames de ecografia

A ecografia pode ser realizada no diagnóstico e avaliação de tratamentos em diversas patologias. Enumerámos, de seguida, as principais patologias e diferentes órgãos e sistemas do corpo humano em que a ecografia é realizada de uma forma mais frequente.

Como é feita a ecografia?

A ecografia é um exame simples e seguro. É efetuada a colocação de sonda imediatamente sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar. Podem ser usadas diferentes tipos de sonda dependendo da localização do órgão em estudo. Para produzir as imagens de forma correta é necessária a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.

Durante o exame o médico radiologista observa as imagens e interpreta-as. São efectuadas recolhas das imagens mais importantes e no final o médico radiologista produz um relatório.

Após a validação do relatório final os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel.

O estudo ecográfico será considerado normal se as estruturas estudadas não apresentarem alterações relevantes ou suspeitas.

Quem pode realizar o exame?

A ecografia pode, por norma, ser realizada por qualquer pessoa de uma forma rápida e cómoda.

O exame não implica qualquer tipo de dor durante a sua execução, pois a ecografia é um exame não invasivo.

O exame tanto pode ser executado em adultos como em crianças de qualquer idade. A ecografia não utiliza radiações, sendo um exame inócuo, e por isso seguro, para a realização em idade pediátrica. Está indicado para a avaliação dos mesmos órgãos que nos adultos, e não precisa de proteção específica.

A gravidez não é uma contra-indicação para a realização de ecografia ao contrário de outros exames que utilizam radiação ionizante, aos quais a mulher grávida não deverá ser submetida, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC).

Quanto tempo demora o exame?

duração do exame varia mediante o tipo de órgão em estudo. A duração média é de 5 minutos.

Os exames mais demorados são os que necessitam uma avaliação mais detalhada dos órgãos ou estruturas anatómicas, como é o caso da Ecografia Doppler, em que é necessária a avaliação de vários segmentos vasculares.

Preparação para o exame

Apenas é necessária a preparação para a avaliação de alguns órgãos como a ecografia abdominal, em que é necessário o jejum ou a ecografia pélvica ou ecografia vesical (bexiga), que tem de ser realizado com a bexiga cheia. Na maior parte dos outros exames não é necessária qualquer preparação.

É necessário jejum?

Apenas é necessário o jejum no caso da ecografia abdominal, para os restantes exames nao é necessário jejum. O paciente não deve comer pelo menos 6 horas antes do exame. Pode beber água, mas não deve beber café ou fumar.

O paciente pode tomar a medicação habitual.

Limitações da ecografia

A ecografia não pode avaliar o osso, órgãos com gás no seu interior (como estômago e intestino) ou que se encontram em localização muito interna. Para a avaliação destas estruturas pode ser necessária a avaliação por radiografia (raio-X)Tomografia Computorizada (TC ou TAC) ou Ressonância Magnética (RM).

Quanto custa uma ecografia?

preço de uma da ecografia pode variar em função do órgão ou dos órgãos em estudo.

No caso do exame ser realizado a título particular, o valor é estabelecido pela clínica de imagiologia que o realiza . Como “ordem de grandeza” podemos afirmar que o preço situa-se por norma, entre os R$130,00 reais (por exame). No entanto, estes valores podem diferir bastante conforme o tipo de exame realizado e os órgãos em estudo.

Saiba mais:

Noções de imagem – Traumatologia e Ortopedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close