arte lesao lca

Ligamento Cruzado Anterior: Como é a lesão, seus sintomas e a cirurgia de reconstrução de LCA

Entenda a lesão do Ligamento Cruzado Anterior. Como ela ocorre, o que normalmente se sente e como funciona a cirurgia de reconstrução.

LCA ou ligamento cruzado anterior é um dos ligamentos do joelho. Localizado na região central da articulação, a sua função é impedir a rotação e a translação da tíbia anteriormente, em relação ao fêmur.

Como ocorre a Lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

Este ligamento pode ser rompido quando a articulação sofre uma entorse. Durante a entorse as estruturas que mantém a estabilidade articular – os ligamentos entre elas – podem ser distendidas até que se rompam.

arte lesao lca

Entre os homens, no Brasil, a causa mais comum de ruptura de LCA é uma entorse do joelho durante um jogo de futebol. A lesão ocorre quando o corpo gira sobre o joelho estando o pé firmemente preso ao solo. Isso acontece num drible, por exemplo.

Sintomas

Imediatamente o jogador sente que o joelho “falhou” e vai no chão com uma dor intensa no joelho. Em muitos casos um estalido chega a ser ouvido pelo paciente e seus companheiros durante o momento em que a lesão ocorre. A volta para o jogo é impossível, por causa da dor, e o joelho costuma inchar bastante e em poucas horas.

lca2

Diagnóstico

Após uma lesão como essa o ideal é o paciente procurar um ortopedista, que irá examiná-lo e solicitará um exame de imagem, a ressonância magnética (aguardar duas semanas da lesão para evitar falso positivo). No exame de ressonância magnética pode ser avaliada a integridade do LCA e também de todas as outras estruturas articulares. Não é incomum a presença concomitante de ruptura do LCA com uma lesão meniscal.

Cirurgia LCA

O tratamento, com raras exceções, é cirúrgico. Existem diferentes técnicas cirúrgicas para reconstrução do ligamento cruzado, que estão sendo constantemente aprimoradas.

lca cirurgia

O ligamento rompido é reconstruído por artroscopia. A duração da cirurgia costuma ser de aproximadamente uma hora e a recuperação é relativamente rápida e são necessários apenas alguns dias para o retorno às atividades cotidianas.

O retorno às atividades esportivas, tem maiores restrições e pode-se levar alguns meses até a liberação. Sessões de fisioterapia são fundamentais no período de recuperação e serão solicitadas.


Saiba mais:

Lesão do ligamento cruzado anterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close